quarta-feira, 18 de maio de 2011

A INTEGRIDADE ESPIRITUAL DE UM LÍDER

Como se tornar servo, mais vazio de mim e mais cheio do Espírito Santo.  Este é o objetivo deste estudo.
Mexer conosco ao ponto de deixarmos as coisas das quais gostamos mas receber algo que você nem imagina que poderia ter.
Salmo 51 – Confissão e Arrependimento
“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que me esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus. Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas sobre o teu altar se oferecerão novilhos. “

Davi se torna referência do que é Reino de Deus. Seu nome significa “amado” Rei. Davi é referência de líder. Sabia como liderar, é notável.  É um líder espiritual por excelência.
Mas um momento em que parece tudo estar tão bem, ele deixa de buscar a Deus. Ele não vai à guerra com seu exército e se esquece que sua referência era Deus e não ele mesmo.  Vem então a queda. Certamente a pior relatada pelas Escrituras foi a dele.  Por dois anos ele deixou de buscar a Deus. Praticou traição (adultério), gerou um filho na mulher de Urias, seu fiel soldado, tramou em seguida sua morte ( Urias), se tornando a pior pessoa que ele mesmo poderia descrever.  Torna-se tão alheio à voz de Deus que ele mesmo não percebe isso. 
Davi está cheio de liderança, para fazer o que não presta. Sua liderança era para confirmar seu Reino, não o de Deus.
Quando Deus  o confronta, através do profeta Natan, Davi tem um arrependimento real, de alguém que busca a liderança genuinamente espiritual.
Davi então puxa de volta sua liderança espiritual, não a liderança de competência. Chama-a de volta para si, diante de todos os líderes de Israel e de todo o povo.
Quando diante de você mesmo, você sabe que está vivendo uma vida de pecado você não tem autoridade para instruir a ninguém.
É uma maldade contra sua própria alma agir como se fosse, mas no íntimo você sabe quem você é.
Se nós fingimos ser aquilo que não somos a integridade nos pega um dia e nos joga na lona.
Você apenas quer sua projeção. Você não falará ao coração das pessoas porque Deus não falou a você. Sua obra não é para Deus. É apenas para o seu próprio ego.
Davi não perdeu a família, nem amigos nem o trono.  Davi perdeu Deus. Ele é uma mentira.
 Quando ninguém me vê, eu sou uma mentira? Eu sou uma pessoa coerente?
O chamado de Deus é oneroso. No seu coração você sabe se é ou não líder espiritual. A sua auto  avaliação o denuncia.
Há coragem em ti para não ser falso diante de Deus e pedir para que Ele te destrua e te refaça?
Você é falso? Você busca a Deus de verdade? Quando está só, seu interesse é por Deus de verdade?
 Você aceita reavaliar sua vida por causa de Deus?
Antes de tudo, Deus nos chama para refazermos nossa integridade.
Se não é este  nosso desejo, ao final deste estudo você mesmo denunciará que você não é líder espiritual.
Quando Davi percebeu que era um mentiroso ele pediu a Deus que  reconstruísse o que ele é: um líder espiritual.
“ Cria em mim ó Deus um coração puro” – Quero ver os outros como eles são e não ver as minhas maldades no outro. Ver o que são de verdade, sem imaginar o que o outro é por ver nele o que sou.
“ Renova dentro de mim um espírito inabalável” -  Pra ter estabilidade emocional. As pedras virão, não se engane,  e isto abala a gente. Falarão da gente pelas costas e isto nos abala. O peso sobre o líder é alto e isto abala. Davi pede a Deus para não se abalar com estas coisas.
Quando o gigante confronta a Davi dizendo: ” Sou eu algum cão para vires contra mim com paus?”  Davi não se abala e responde: “ Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exército de Israel, a quem tens afrontado”. Um exemplo do que ele tinha e agora não tem mais, um espírito inabalável.
“ Restitui-me a alegria da tua salvação.” -  O que faz o coração de um líder vibrar não é seu sucesso, sua glória. Nós fazemos para termos sucesso? Nossa alegria será o outro dizer que somos bons? Espero que não! Nosso regozijo deve ser num Deus que salva, que está empenhado em me salvar. No final, o que vale a pena é a alegria da salvação.
Diremos: Deus estou aqui, me usa como quiseres, me leva aonde quiseres. Não há mais espaço para o Não.
Toda, toda vez que Deus requer algo de você Ele encherá seu coração. Esta é nossa recompensa: ouvir Deus. O resto é ônus.
“Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos e os pecadores se converterão a ti.” - Depois de estarmos reestruturados, a obra vai acontecer. O Senhor fará muito mais através de nós.
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezará, ó Deus.”  -  Esse é o retrato de alguém cujo o eu está esvaziado de si mesmo, se negando.
Precisamos de tratamento de Deus para abandonarmos o pecado, para sermos purificado. Toda vez que a nossa tendência da carne nos chamar, digamos não. Queiramos caminhar íntegros diante de Deus.
“Mas Deus prova o seu próprio amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” RM 5-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário