Certeza e espera são palavras que não se combinam.
Normalmente quando alguém pede para esperarmos logo ficamos em dúvida.
São inimigas no local mais vulnerável da raça humana - as emoções.
O certo mesmo é termos certeza assim que recebemos, vemos ou temos alguma prova. Apenas evidências não são suficientes para acalmar o coração de quem espera. A questão é - Como posso ter certeza se estou apenas esperando?
O bom da Palavra de Deus é que ela nos coloca em um campo da experiencia humana cuja a principal realidade é esperar com certeza. Sem isso é impossível agradar a Deus.
É preciso mais do que boas evidencias, argumentos ou possibilidades para nos deixar esperando alguma coisa. Inextricavelmente nós estamos resolvidos a fazermos algo para que a espera se torne certeza, uma vez que certeza para nós é a realização do pretendido.
Muito provavelmente não conseguimos esperar porque é uma atitude passiva diante da vida, e passividade é sinonimo de complacencia, incompetencia e hulmilhação.
É fraco e ultrapassado qualquer um que espera sem agir.
Nos dias em que vivemos é hábil e vitorioso aquele que indo embora não espera acontecer, pois quem sabe faz a hora, não espera...
Como integrar e coexistir ação e espera? Só pela certeza, porque muita habilidade e força terá que exercer aquele que esperando o faz com certeza inabalável. A ação da certeza é esperar sem se abalar com as mentiras das emoções, das circunstâncias, das evidências e das possibilidades. É ação constante em direção contraria a todo movimento interno que tenta desestabilizar o ser humano, e açnao constante em direçnao oposta a todo movimento externo que tenta desestailizar as emoções do mesmo ser. São portanto ações que permitem o ser humano esperar com certeza.
Afinal a certeza das coisas que se esperam apesar de serem fatos que não são vistos é por definição bíblica Fé.
Agora mostre-me a tua fé sem obras, que eu, com as minhas obras, te mostrarei a minha fé. Pois, toda ação é operosa e pela operação da ação ficará denunciado quem foi o agente que agiu: a certeza ou a insegurança.
Que fique por certo definido que toda fé é por natureza operosa, mas que toda operosidade da fé repousa no fato da certeza de esperar por coisas que ainda não podem ser vistas, mas que se sabe que tanto já vem, como já está lá. Por isso aquele que tem fé é claramente alguém apaziguado no coração e na mente. Sobre si repousa a segurança da certeza que o deixa agir para esperar.
Assertivas da fé:
- Deus é Bom!
- Deus controla todas as coisas!
- Tudo que Ele prometeu se cumprirá!
- O Senhor se lembrará de mim para me cuidar e me abençoar!
- O Senhor me ama!
- Há esperança para o ferido e cansado!
- O Senhor te guiará continuamente fartará a tua alma, até em lugares secos!
- Ele não aflige de bom grado aos homens.
Agora se for possível pense no quanto vai ser necessário agir para que estas belas mensagens passem a ser certezas, pois a maioria delas são objeto da nossa mais empenhada espera.
No caráter de Deus é que se estabelece toda segurança da fé. Como O estamos vendo em parte, por espelho e obscuramente, não somos muito ajudados pelas emoções, circunstâncias, evidências e possibilidades. É só pela fé que podemos ver o caráter de Deus. E esperar nEle é a passividade mais ativa que o ser humano pode ter por querer agradar a Deus.
Portanto, também nós, visto que temos tão grande nuvem de testemunha, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado a destra de Deus.
Pela fé,
Savio
Até que enfim eu achei!!
ResponderExcluirAbençoado e abençoador!
Mesmo que não comente, estarei sempre por aqui..
Bjs
Anamélia Diniz.