O caráter precede a missão. O que nós somos quando ninguém nos vê?
A pior decepção que o ser humano pode ter é consigo mesmo, com o seu caráter, quando a gente vê o que a gente é. Quando se acredita que é uma coisa, mas se vê fazendo outra.
Esta decepção vai destruir qualquer caminhada espiritual de quem está à frente.
A pessoa sabe que está sem autoridade se lá no íntimo ela não está vivendo o que ela crê. Não é perfeição. Perfeição não é caráter. Ninguém é perfeito, mas quando o desejo de buscar e servir a Deus com seriedade encontra espaço na gente. E quem quer ser líder espiritual precisa fazer este espaço acontecer.
Nenhum profissional seja ele terapeuta, psiquiatra, pastor, consegue trabalhar o caráter de ninguém. É algo profundo que somente Deus transforma. O que eles podem fazer é nos ajudar a ver nossos mecanismos de defesas e nos ajudar a tirá-los, desvendando o nosso caráter. A gente protege a caixa preta chamada caráter de todos e impedimos que os outros cheguem até ela. Só quem chega lá é o Pai.
A caminhada cristã é de conserto do caráter e é fundamental que a gente queira. Se você não quer não haverá caminho. Enquanto fica nesta camada superficial a gente dá o que a gente quer, expõe o que quer e trata o que quer. Só alguém que foi muito decepcionado consigo mesmo que vai querer tratar o caráter que está dificultando a vida dele. Este desejo é a premissa necessária para se caminhar, Aquele que tem uma fome maior por acerto, perfeição ( não é por exaltação) terá seus caminhos abertos diante de si. Os profissionais nos ajudam na caminhada.
Nada irá expor mais o nosso caráter do que ser líder daqueles que também querem Deus. Se você quer Deus, seu caráter será exposto. É o melhor caminho para que você chegue aonde Deus quer que você chegue. O ser humano que é chamado por Deus para ser líder, o lugar em que ele vai ser moldado, é no caráter. Não tem jeito. Até o temperamento pode ser moldado. Se não formos tratados no caráter Eledeixará nosso temperamento e personalidade para o nosso mau caratismo.
Um líder empresarial, por exemplo, se protege e somente mostra o que ele quer e se ele for inteligente somente mostrará seus pontos fortes.
O líder espiritual é um paradigma. Ele é uma referência e será exposto. Se ele só mostrar apenas uma parte os crentes sabem que ele é uma falsificação. Sabem que há algo errado e ninguém quer segui-lo. Ele é falso, vazio de significado por conta da superficialidade. Durante o caminho, ele se sentirá excluído, repulsado.
Quem não quer buscar a Deus se sentirá excluído, como que se Deus tivesse tirado sua missão, e quando há aparente sentimento de que Deus retirou seu favor de nós, há boas possibilidades de que Ele encontrará novamente nosso coração. Se dentro do coração as coisas começam a ser reorganizadas, lá fora isto será visto em mudança de personalidade.
Quando você se expõe, aquilo que precisa ainda ser transformado vai ser demandado de você. Poderá parecer uma rejeição, que Deus te abandonou. Se agirmos com orgulho, vamos deixar tudo e só vamos ficar magoados. Mas no fundo nossa mágoa será com Deus. Afinal a gente se voluntariou a Deus e agora “aquelas pessoas” que se dizem de Deus estão falando da gente, estão falando de mim. Enquanto a gente não caminha de volta e pergunta a Deus o que precisa ser tratado, a gente pode até mudar de ministérios, mas não vai funcionar, porque o problema é no caráter (coisas que precisam ser reorganizadas e refeitas em você).
Quanto mais você entende do todo e não entende você mesmo, aquela lacuna não tratada (caráter) vai aumentando. Você fica sem caminho.
O quanto você tem medo de ser exposto?
O quanto você tem medo de que as pessoas vejam quem você é?
O quanto você tem medo de não ser aceito?
O quanto estamos dispostos a ser revelados?
Deus é tão bom que tem certas coisas ocultas sobre você que ele só vai revelar a você mesmo. Deus sabe que não temos condições de executar nada para Ele. E se achamos isso, Deus não vai nos usar.
Se, somos assim, é apenas nosso ego que está querendo ser exaltado.
Os pastores da Teologia da prosperidade são líderes espirituais? Qual benefício espiritual eles trazem para a nação brasileira? Nenhum. Hoje todo pastor é chamado de ladrão por influência deles. Não há mais respeito com os evangélicos. Eles não são íntegros para serem considerados como liderança espiritual. Mas eles não vivem bem com todo dinheiro que tem. Porque quem não tem caráter, não pode viver bem.
Então, o que levaria um ser humano a dizer: estou aqui. Se isso significasse que esse alguém vai ser mexido e essa mexida vai doer? O que o leva a escolher este caminho?
Vocação!!?
Revelação do Senhor!!?
Frustração consigo mesmo!!?
Não há um maior desenvolvedor de pessoas do que Jesus. Ele desenvolve o caráter e não apenas os dons e talentos.
Jesus escolhe seus 12 discípulos após passar a noite orando.
“ Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:” Lucas 6- 12,13
Quando a gente pensa em liderança no Reino, não está se falando de habilidades meramente humanas. Jesus não usa lógica humana. Por que Ele passaria a noite orando para chamar seus discípulos? Nós, seres humanos, mesmo o não corrompido como Jesus, temos vontade própria, temos percepções próprias. Se Jesus tomasse deliberações sem orar poderia tomar decisões dele e não de Deus. Jesus trata com muita seriedade a escolha dos seus apóstolos. Ele não escolhe no “atacado”.
Se ele quer você, é porque ele já deliberou a seu respeito. Jesus está pedindo é que Deus mostre quem Ele quer, quem Ele designou. Jesus já tinha mais de 5.000 seguidores em sua “igreja”. Neste universo ele vai até ao Pai e pergunta: Quais são? Foi uma longa oração. Deus tem um plano para quem Ele chamou para ser líder.
Veja a questão de Judas. Jesus sabia desde o começo que Judas era o traidor? Sim. Além disso, Judas se revela na caminhada. Judas foi eleito o tesoureiro do grupo e a Bíblia diz que ele “tirava” para ele. No caminho ele foi revelado, mesmo que Jesus já soubesse quem era Judas.
Não pense que o fato de ele lhe escolher não significa que seu caráter já está moldado. Na caminhada ou você é transformado ou não há caminhada com Deus pra você.
Quando Jesus foi preso, todos o abandonaram. Ele ficou só.
“ ... chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles...”
Jesus não instituiu um título: Discípulos!
Ele instituiu uma missão. Depois de orar chamou os 12 para si e os enviou para uma missão.
Há alguma divergência nisso? A o que Jesus chamou os seus discípulos? Para Ele mesmo ou para a missão? O foco é no envio ou N´Ele?
Jesus prepara a gente para a missão? Preste atenção na Palavra:“Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas”.
Não levamos uma mensagem ou a mensagem, mas levamos a pessoa de Jesus.
Se em algum momento tiramos o foco, acabou. Ele tem que ser nossa paixão. Aquilo o qual não podemos viver sem.
A igreja em atos não precisava ser “suprida” por Ele. A Igreja era Ele. Não temos que fazer nada por ele, pois assim, faremos simplesmente por conta própria.
Jesus chama os discípulos para si, e vive diariamente com eles. Eles não se entendiam. Não era fácil para eles conviverem com Jesus. Ele era correto o tempo todo e sendo assim denunciava o quanto eles eram “errados”. Eles não se igualavam, nunca, a Jesus. Ele foi tentado em todas as coisas, mas não caiu. Ele foi se tornando para os discípulos algo irresistível. Podemos criticá-los no que diz respeito ao abandono no momento da cruz, mas “perdê-lo” na cruz, foi perder a própria vida para aqueles homens. Jesus definia o certo para eles. Ele era a definição de como viver. Isto acontece conosco também. Estamos sempre precisando de correção.
Ele tentava convencê-los que iria morrer e os discípulos agiam como que não quisessem ouvir.
A convivência com Jesus os tornou dependentes de Jesus e não podiam mais viver sem ele.
O que você gostaria de ver acontecer a partir da sua liderança espiritual?
O que lhe impulsiona a ser um líder espiritual?
Qual é o seu foco? Ou você é um pescador à revelia?
Fazer coisas pra Deus? Se o seu foco é a missão, pare de fazê-la. Pare de fazer “coisas “ para Deus. Acampamentos para trazer jovens para Deus? Encontros? Fazer isso...fazer aquilo? Pare.
Isso não é missão. Não é com ele, por ele ou para ele.
Se não vivemos com ele, na dependência dele, paremos, porque nosso caráter não presta para a missão.
Não é a missão que nos faz sermos espirituais.
A única coisa que nos torna espiritual é buscar a Deus de todo coração. Ele vai revelar nosso caráter e o quanto precisamos D´Ele.
“ Estou cansado de mim, estou cansado de ser o que eu sou, então prefiro que Aquele que é pleno, reino sobre mim”.
Você se vê assim?
A salvação se encontra N´Ele e somente N´Ele. Deixá-lo ser protagonista de histórias que vivemos na vida.
Como é sua vida com Deus?
Não brinque com Deus.
Busque a Deus em oração.
Perturbou-se com a pobreza de sua alma?
Disse o quanto não se agüenta mais? Ou fingiu ser, o que você não é?
Não brinque com Deus. Isso é sério pra Ele.
Você caiu na esparrela de dividir sua vida entre espiritual e secular?
Deus te chama a uma seriedade mais profunda com a Palavra. Ele nos chama à espiritualidade.
O que é a sua vida com Deus?
“Eu te buscarei Senhor . Eu não sei fazer outra coisa. Eu não posso viver sem o Senhor”
Se você tem que agonizar com Deus, agonize. Peça a Ele para mexer contigo.
A partir disso, todas as coisas serão corrigidas. “ Apesar da minha miséria, eu quero o Senhor”.
Onde você encontrará NÃO para sua carne se não for em querer Deus? Onde você prevalecerá se não for em Deus?
Se você não ora, comece agora.
Você está lendo a Palavra? Alguma história bíblica está lhe servindo de referência para tomar decisões?
A Palavra é lâmpada.
Seu futuro você não saberá nunca. Se é isto o que você quer porque não vai à uma cartomante para ela ler sua mão?
Buscai a Deus diariamente, andai com Ele. Leia a Palavra e ela lhe será luz.